sexta-feira, 3 de junho de 2011

Evento sobre o comportamento do consumidor no mercado de material de construção.


No último dia 19.05, a Oficina da Estratégia realizou um evento inédito no segmento da construção.

O evento contou com a participação de diretores, gerentes e coordenadores de diversos segmentos da indústria da construção que, durante as 04 horas de evento, puderam compartilhar suas dúvidas e discutir assuntos relevantes sobre o comportamento do consumidor neste mercado.

Na primeira parte do evento as sócias Eveline Jannarelli e Taynã Bonifácio apresentaram a forma de “pensar pesquisa” da consultoria. Um dos grandes diferenciais da abordagem é a análise o comportamento do consumidor utilizando conceitos de marketing e psicologia, o que permite uma visão multidisciplinar das informações coletadas no campo. “Acreditamos que técnicas que utilizam o relato sobre o consumo, associadas à observação do comportamento, possibilitam uma análise mais profunda e realista sobre o consumidor”, afirma Eveline.



Um outro ponto de destaque, é o formato de entrega dos relatórios e recomendações. Por já terem trabalhado na área de marketing de grandes indústrias do segmento, acreditam que a melhor informação é aquela que movimenta para a ação. Assim, os projetos realizados pela Oficina da Estratégia vão além da entrega dos resultados, criando condições para a construção de um plano de ação efetivo.


Na sequência, a Oficina da Estratégia expos um case prático de pesquisa com a aplicação de sua metodologia. Foi apresentado o resultado de um projeto de mapeamento do perfil do consumidor em lojas de bairro na região de São Paulo. O estudo, ainda em fase inicial, mostrou o resultado de 12 entrevistas em profundidade com donos de revenda e balconistas, além da observação do comportamento de consumo, registrada em mais de 20 horas de estudo no próprio ponto-de-venda.
Segundo os dados da pesquisa, o consumidor de lojas de bairro é predominantemente masculino, com a crescente presença do público feminino. A conveniência é a principal característica destes estabelecimentos e prazo de entrega é fator relevante, tanto para a escolha do fornecedor como do consumidor. Marcas de primeira linha não podem faltar. Este estudo será aprofundado e poderá ser adquirido pelas empresas interessadas.

A terceira parte do evento contou com a palestra da Fanny Sbracci, gerente de produto da Weber Saint-Gobain, cliente da Oficina da Estratégia. Fanny apresentou os principais desafios, tendências e oportunidades no mercado de construção, com um foco na relação do consumidor com materiais básicos.

O evento foi finalizado com uma mesa redonda composta pelas sócias da empresa e por outros profissionais do mercado: Fanny Sbracci, Cláudia Campos, responsável pela área de Pesquisas e Informações de Mercado na BASF, e Maria Luiza Piccioli, sócia da MKTSteps.


“Acreditamos que o mercado da construção oferece grandes oportunidades para aprofundarmos o entendimento do comportamento de seu consumidor, contribuindo para o desenvolvimento de produtos e serviços mais atraentes e rentáveis. Pretendemos realizar mais eventos como este, que favoreçam a troca de informações entre profissionais do setor e novos estudos sobre o perfil deste consumidor”, afirmam as sócias, Eveline Jannarelli e Taynã Bonifácio.

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